Foco Escola

Gestão escolar

Estratégias para captação e retenção de alunos

Por: Fernanda Almança05/12/2023

Num universo educacional em constante evolução, a captação e retenção de alunos são dois pilares essenciais que moldam o sucesso de instituições de ensino. Essas estratégias não apenas determinam a vitalidade de uma instituição, mas também refletem a qualidade de sua proposta educacional e a satisfação dos alunos.

Gestão escolar

Chegou a hora de (re)planejar as ações pedagógicas do segundo semestre

Por: Fernanda Almança07/08/2023

O replanejamento das ações pedagógicas é um momento muito importante para educadores que desejam promover um ambiente de aprendizagem dinâmico e efetivo. Ao dedicar tempo para refletir sobre as experiências do primeiro semestre, identificar desafios e potencialidades e, em seguida, criar um novo plano alinhado com os objetivos educacionais, os professores podem otimizar o processo de ensino-aprendizagem e obter resultados mais significativos.

Avaliação externa

Desvendando a matriz de referência do enem: habilidades e competências na preparação para o exame

Por: Fernanda Almança16/07/2023

Aprenda como a compreensão da matriz de referência do Enem e a utilização de simulados podem impulsionar o sucesso dos estudantes no exame. Estratégias eficientes para maximizar o desempenho e aprimorar a preparação.

Na sala de aula

Avaliação e Fechamento de Notas: despertando o potencial de aprendizagem por meio da melhoria contínua

Por: Fernanda Almança23/06/2023

Avaliação e fechamento de notas são momentos-chave no ciclo educacional, quando alunos e professores enfrentam resultados de aprendizagem. No entanto, é importante entender que esse processo não deve se limitar apenas à atribuição de notas e classificações. Na verdade, esta é uma valiosa oportunidade de feedback e melhoria contínua que pode despertar o potencial de aprendizagem dos alunos e incentivar práticas de ensino mais eficazes.

Na sala de aula

A festa junina como ferramenta pedagógica: como trabalhar os aspectos culturais em sala de aula

Por: Fernanda Almança15/06/2023

Aprenda como utilizar a festa junina como ferramenta pedagógica, valorizando os aspectos culturais em sala de aula e fortaleça a identidade cultural e desperte o respeito às tradições com essa abordagem educacional.

Avaliação externa

Preparação para o ENEM: o papel da família e da escola

Por: Fernanda Almança07/06/2023

Entenda como a parceria entre família e escola pode impactar positivamente o desempenho dos estudantes e adquira insights valiosos sobre como potencializar essa colaboração.

Gestão escolar

Você sabe o que sua escola ganha com um conselho de classe participativo?

Por: Fernanda Almança30/05/2023

Descubra como o Conselho de Classe Participativo na escola pode fortalecer a comunidade escolar, promover a participação de estudantes, pais e professores, e melhorar o processo de ensino.

Assine a newsletter da Foco

Se você está com a gente nessa, receba novidades e boas práticas de uso de evidências.

• Assinar

Especial volta às aulas 2023

demonstration-school

Agende uma demonstração